Amanhã é dia de comemorar o 25 de Abril de 1974 e na escola não deixei que este dia passasse ao lado dos mais pequenos.
É verdade, são pequenos! Mas a brincar aprendemos tanto... E foi isso que fiz, vimos um filme, ouvimos o "E depois do adeus" e o "Grândola Vila Morena" (esta eles gostaram muito). Expliquei-lhes que estas musicas foram os códigos. Os códigos para dar inicio a uma revolução onde ninguém morreu. Falámos de liberdade, do que é ser livre ou não. Este é um conceito ainda difícil de compreender mas lá uma pequenina acabou por responder, que ser livre era "quando as pessoas estão muito tempo dentro de uma coisa e depois vêm cá para fora"... Uau! Elogiámos e agarrámos nesta frase para desmistificar o conceito de liberdade. Usámos como exemplo os passarinhos na gaiola e os passarinhos que podem voar por onde desejam. Falámos que à muitos anos não era assim tudo tão fácil, que não podíamos falar como estávamos ali a falar, que os meninos e meninas não andavam nas mesmas salas, que as mulheres não tinham os mesmos direitos que os homens... E engraçado... As meninas reagiam a tudo o que íamos falando de uma forma genuína e muito atenta. Já os meninos reagiam à coragem que eu ia descrevendo daqueles homens e mulheres que "lutaram" por nós naquele dia à 44 anos atrás.
E os cravos? Oh os cravos eles perceberam que é o símbolo do feriado, do dia 25 de Abril. E sabem também que foi uma senhora que vendia flores em Lisboa que os distribuiu. O mais engraçado é que não conseguem fixar o nome desta flor.
E sim, eu acho importante falarmos-lhes disto, falarmos da nossa historia! Eles são pequenos mas com uma pitada de imaginação eles começam aos poucos a valorizar o que em tempos foi feito para termos o que temos hoje! Afinal de contas o futuro está nas mãos destas crianças.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh2ztLC5RQeO8OewqFwHSsx3mEz4hi1j8OlP6BeZDivaVdIet2n0Q3JJinquvn70qEkRPtkCmHj0HcREc1s8U7-IjaKgZuXDRvvQWbYULsvXKI2rHfATjMcv7CSeQ64tjU9ZFsoBpuIKoU/s200/P_20180424_160303_vHDR_On.jpg)
Amanhã é 25 de Abril, sou grata pelo que temos hoje.
Bom 25 de Abril e um bom feriado para quem o pode gozar.