segunda-feira, 30 de abril de 2018

Dar Asas à Imaginação - sugestões de presentes para o dia da mãe (possíveis de fazer em casa)

É tão fácil mimar as mamãs....

Vamos dar asas à imaginação... 

De encontro ao que aqui vos deixei para o dia do pai, hoje é a vez de vos deixar algumas sugestões para o dia da mãe. Todas as ideias são baratas e possíveis de se fazer em casa. Para vocês existem presentes mais bonitos que aqueles que os vossos filhos vos fazem?



 Bloco de notas ou Porta recados


Colares




Caixa mágica (porta jóias/caixa de costura)






 Molduras
























Porta-chaves





Postais







Uma malinha ou um porta velas











Espero que gostem das sugestões.


Todas estas imagens foram retiradas da internet


terça-feira, 24 de abril de 2018

O 25 de Abril...

Amanhã é dia de comemorar o 25 de Abril de 1974 e na escola não deixei que este dia passasse ao lado dos mais pequenos.
É verdade, são pequenos! Mas a brincar aprendemos tanto... E foi isso que fiz, vimos um filme, ouvimos o "E depois do adeus" e o "Grândola Vila Morena" (esta eles gostaram muito). Expliquei-lhes que estas musicas foram os códigos. Os códigos para dar inicio a uma revolução onde ninguém morreu. Falámos de liberdade, do que é ser livre ou não. Este é um conceito ainda difícil de compreender mas lá uma pequenina acabou por responder, que ser livre era "quando as pessoas estão muito tempo dentro de uma coisa e depois vêm cá para fora"... Uau! Elogiámos e agarrámos nesta frase  para desmistificar o conceito de liberdade. Usámos como exemplo os passarinhos na gaiola e os passarinhos que podem voar por onde desejam. Falámos que à muitos anos não era assim tudo tão fácil, que não podíamos falar como estávamos ali a falar, que os meninos e meninas não andavam nas mesmas salas, que as mulheres não tinham os mesmos direitos que os homens... E engraçado... As meninas reagiam a tudo o que íamos falando de uma forma genuína e muito atenta. Já os meninos reagiam à coragem que eu ia descrevendo daqueles homens e mulheres que "lutaram" por nós naquele dia à 44 anos atrás.
E os cravos? Oh os cravos eles perceberam que é o símbolo do feriado, do dia 25 de Abril. E sabem também que foi uma senhora que vendia flores em Lisboa que os distribuiu. O mais engraçado é que não conseguem fixar o nome desta flor.
E sim, eu acho importante falarmos-lhes disto, falarmos da nossa historia! Eles são pequenos mas com uma pitada de imaginação eles começam aos poucos a valorizar o que em tempos foi feito para termos o que temos hoje! Afinal de contas o futuro está nas mãos destas crianças.

Amanhã é 25 de Abril, sou grata pelo que temos hoje.
Bom 25 de Abril e um bom feriado para quem o pode gozar. 

sexta-feira, 6 de abril de 2018

Um Dó Li Tá


Um Dó Li Tá,
Cara de amêndoa,
Um segredo colorido
Quem está livre,
Livre está!

Em cima do piano, 
Está um copo com veneno
Quem bebeu morreu,
O azar foi mesmo teu!

Nunca expliquei o nome do meu blog. Falha minha. Como já devem ter percebido o meu blog passou por algumas transformações causadas por situações pessoais. O nome original não era este. Contudo, e com a ajuda de alguns amigos chegámos ao UM DÓ LI TÁ… que adoro! Quem não se lembra desta lengalenga? Quem não a usou ou usa para decidir quem tem a "sorte" de iniciar ou terminar algo?
Achei-o apropriado porque remete à infância contudo, se pensarmos um pouco mais profundamente também remete à vida, ao tentar, ao arriscar, ao destino, à sorte (se assim, quisermos chamar). O Um Dó Li Tá, é um sonho, não um diário. É uma terapia, uma forma de partilha e uma forma de comunicar. 

Um sonho, Dois olhos curiosos, Liberdade, Tanto por dizer…

Sentir...

Covid 19. O tema do momento e o medo que nos inunda.  Confesso que comecei por tentar levar este assunto de forma leve, tentava não dar g...