terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Vamos passear?

Com este tempo por vezes é difícil encontrar actividades para se fazer em família. Hoje, deixo-vos algumas sugestões.

Cinema:

Ovelhas e Lobos, que já estreou fala-nos de uma aventura de um lobo que brincalhão que aceita um desafio para provar a todos ser digno de ser lider da matilha. entretanto, e após a ingestão de uma poção algo muda. O lobo acorda na pele de carneiro. Um filme a não perder para miudos e graudos.
Ver trailer:

Lego Batman, tem estreia marcada para o próximo dia 16 de Fevereiro. Após do sucesso de O Filme LEGO, estreia agora este novo filme que promete aventura.  Batman tenta salvar a cidade do terrível vilão Joker mas para tal terá de aprender a trabalhar em equipa.
Ver trailer:



Museu da criança

O Museu das Criança situa-se na entrada do Jardim Zoológico. É um espaço divertido e muito interactivo. Este espaço privilegia  o conhecimento através do lúdico com actividades que conquistam não só os mais pequenos como também os adultos...
Deixo-vos o link do site oficial do Museu da Criança onde terá acesso à agenda mensal. E no mês de Carnaval há festa no museu, dia 28 de Fevereiro não há motivos para ficar em casa.


Planetário Calouste Gulbenkian

O Planetário situa-se na zona de Belém, próximo do Mosteiro do Jerónimos e do Centro Cultural de Belém sendo este um excelente sitio para levar os mais pequenos, até porque se o tempo ajudar poderá sempre aproveitar com os mais pequenos os espaços verdes envolventes. O planetário tem sessões específicas para crianças com filmes sobre vários temas. É sem duvida alguma uma forma de cativar os mais pequenos, que ficam absolutamente fascinados com as projecções feitas na cúpula do planetário. Estes filmes tem uma duração aproximada de 30 a 40 minutos.

http://ccm.marinha.pt/pt/planetario/sessoes


Teatro

Porque cada vez se vai menos ao teatro esta é uma excelente opção de saída em família.
O gato das Botas, que está em cena no teatro Armando Cortez, é uma adaptação de um conto de Charles Perrault. 
Falo-nos sobre o filho mais novo de um moleiro que herda o gato do seu pai. Indignado com a sua herança, descobre as potencialidades do seu gato, nomeadamente a capacidade de falar. Uma história a não perder. 
O preço para adultos e crianças é de 11€.



E por ultimo deixo-vos mais uma dica, até porque os bilhetes devem esgotar. Nos próximos dias 16, 17 e 18 de Março Disney On Ice no MEO Arena. Este é um espectáculo com preços para todos os gostos e que promete sem duvida alguma magia e amor.

http://www.ritmoseblues.pt/disneyonice/

domingo, 22 de janeiro de 2017

Dar asas à imaginação

Porque com o frio que está não é fácil passar o tempo, hoje andámos a inventar.
Vi esta ideia na internet e decidi experimentar.

Pintámos com tintas de gelo. Sim! Eu escrevi bem.

Quando lhes disse o que iríamos fazer a reacção foi: "O que é isso? Como é que se faz?". Ora ai está o segredo aguçar-lhes a curiosidade. Foi isso que aconteceu.
O mais pequeno ajudou-me a preparar tudo e quando a mais velha chegou cá a casa a excitação e a curiosidade foi enorme. E é tão simples.

Material necessário:
- tinta guache de várias cores;
- água;
- placa de plástico para fazer gelo.








Execução:

- Coloca-se um pouco de tinta em cada compartimento da placa de gelo. 
- Junta-se uma pouco de água e mistura-se.
- De seguida é só deixar no congelador aproximadamente 3 horas.  

Nota: Pode colocar uns pauzinhos no cubo de gelo para que as vossas crianças não toquem directamente no mesmo. Para isso terá de esperar aproximadamente uma hora. Esta será a altura em que o liquido estará a começar a solidificar e já permitira que o pauzinho fique espetado.





Quando as tintas de gelo estiverem solidificadas é só desenformá-las e dá-las aos mais pequenos. 
Eu deixei-os explorar livremente e o primeiro comentário foi "Esta tinta está fria!". Foi precisamente por isto que não coloquei os pauzinhos.






Esta é uma actividade fantástica sobretudo para se fazer durante o Verão. Para além do estimulo à criatividade ajuda a refrescar. 

domingo, 8 de janeiro de 2017

Do velho se faz novo...

Ontem foi dia de mudar um bocadinho a decoração cá de casa. 
Como é óbvio, os dias que vivemos não são para esbanjar dinheiro em futilidades, por isso costumo trocar as coisas de uns sítios para os outros ou então pegar no velho e tornar novo. 
Desta vez foram os tampos das minhas cadeiras da mesa de cozinha. Já o tinha feito uma vez mas, com o tempo os forros que colocara anteriormente (bege) foram-se deteriorando (ficaram sujos, encardidos). Foi esse o motivo da mudança. 
Como adoro a cor verde alface e tenho alguns pormenores decorativos nessa cor na minha cozinha, decidi comprar um tecido lavável (muito baratinho) em verde alface. O resto é fácil, basta ter um agrafador de madeira, uma tesoura, uma chave de fendas e colocar mãos à obra.




O que acham?

Sentir...

Covid 19. O tema do momento e o medo que nos inunda.  Confesso que comecei por tentar levar este assunto de forma leve, tentava não dar g...