segunda-feira, 11 de julho de 2016

Educar para a diferença - Parte 1

Sou apologista da educação para a diferença e, por isso, hoje, trago-vos este texto.

Há pouco tempo, um dos meus sobrinhos perguntou-me: "Tia, porque é que ela gosta de mim se eu tenho esta cor?" retorqui: "Qual cor?" e ele respondeu-me: "Assim tia... Castanha". Fiquei estupefacta, mumificada por segundos... Onde raios foi esta criança buscar isto? Após uns breves segundos, respondi-lhe: "Querido, a cor da tua pele não importa, todos temos cores de pele diferentes." e coloquei o meu braço ao lado do dele para que pudesse comparar. Não me pareceu convencido, mas também não colocou mais questões.
Contudo, fiquei a pensar neste assunto. O miúdo tem 7 anos e uma pele bastante bronzeada. Será que na escola nunca lhe explicaram que não existe um tom de pele pré-definido para as pessoas? Será que o sistema de ensino ainda não evoluiu o suficiente e continuam a denominar determinados tons/cores de "cor de pele"? 
Ora bem, cada um é livre de ter a sua opinião. Sim! Existem tons de pele diferentes, existem crianças diferentes, existem adultos diferentes, culturas diferentes, países diferentes. TUDO é diferente neste Mundo. O importante é educar as nossas crianças para essa diferença. Parece-me que cada vez mais se quer a perfeição. Perfeição essa que não existe ou existe aos olhos de cada um.
Porque raios se continuam a falar apenas das famílias nucleares? Porque raios pouco se fala das famílias monoparentais? Porque raios não se fala (ou raramente) das famílias homossexuais? Independentemente das nossas crenças e do que aceitamos ou não. A verdade é que temos de evoluir e temos de preparar as novas gerações para as mudanças, para as diferenças do nosso Mundo.
Não pretendo educar crianças ignorantes, nem mentir. Porque, tal como há tons de pele diferentes, também existem formas diferentes de amar.
E já repararam que as crianças são cada vez mais atentas e perspicazes? Cada vez mais curiosas?

E sim, elas questionam-nos. Devemos mentir?
A mim não me parece correcto e a vocês?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sentir...

Covid 19. O tema do momento e o medo que nos inunda.  Confesso que comecei por tentar levar este assunto de forma leve, tentava não dar g...