sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Pontualidade!

Porque estamos no início do ano lectivo, falemos, então, de pontualidade.

Parece-vos importante que os pequenitos cheguem pontualmente à escola?


A pontualidade deverá ser regra desde a idade pré-escolar, pois evita, sobretudo, a interrupção das rotinas dos colegas e dos educadores. A falta de pontualidade poderá afectar também a própria criança, que, por vezes, se sente deslocada quando chega à escola e os amigos já estão em actividades de mesa ou até a almoçar.

Enquanto educadora, alerto sempre os pais para as consequências dos atrasos: a perda de momentos de brincadeira que antecedem o início do trabalho diário, bem como a introdução de novos temas ou actividades. Com a agravante de interromperem, de algum modo, a rotina das crianças que já estão a "trabalhar".

A partir do momento em que os pais decidem ou tem necessidade de colocar os seus pequeninos na escola, deverão tomar consciência que existirão novas regras e responsabilizar-se pelo seu cumprimento. Como adultos devemos dar o exemplo, ou seja, como diz o velho ditado, de pequenino é que se torce o pepino.

Obviamente que nós tentamos ser flexiveis, contudo, existem sempre casos que ultrapassam o limite aceitável. Os atrasos pontuais são aceitáveis, existem mil e um motivos que poderão justificá-los, contudo, tal como acontece nos empregos em que os atrasos devem ser evitados dado o risco de despedimento, nas escolas o mesmo deve acontecer, com a diferença, claro, que nunca ninguém será excluído.

É dificil arrancar os mais pequenos da cama?
Os pais deverão reajustar a rotina das crianças de forma a facilitar o despertar.

É difícil que comam de manhã?

Acredito, mas nunca permitam que o vosso filho saia de casa sem comer. Bem sei, que há crianças que têm uma enorme dificuldade em comer logo pela manhã, mas é algo necessário. Porque a falta de alimento pode provocar outros problemas na criança, nomeadamente maior irritabilidade e falta de concentração.

Talvez vos pareça demasiado exigente ou até mesmo impertinente, no entanto, é algo que é fundamental: incutir nas crianças que as regras são para ser cumpridas. Se nós enquanto adultos não dermos o exemplo então quem o dará? Como iremos educar crianças se nós mesmos não sabemos respeitar regras ou pessoas?

Ahh!... e como devem calcular, este tema não surgiu do nada. Hoje, foi dia de passeio e, obviamente, houve atrasos. Atrasos que prejudicaram aqueles que estavam a horas, aqueles que estavam à nossa espera e que prejudicaram as próprias crianças. Uma vez mais, reitero: há atrasos que afectam os mais pequeninos: a criança anseia durante dias ir passear, no dia do passeio chega atrasada e ainda vê o autocarro a sair com todos os seus amiguinhos... Imaginam o que sente? Há que reflectir sobre o assunto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sentir...

Covid 19. O tema do momento e o medo que nos inunda.  Confesso que comecei por tentar levar este assunto de forma leve, tentava não dar g...