terça-feira, 1 de novembro de 2016

Halloween vs Pão por Deus

Nos últimos dias muito se fala do Halloween/ Dia das Bruxas aliás basta irmos a um supermercado e o dia das bruxas faz-se notar. A verdade é que esta é uma tradição que “roubámos” a países anglo-saxonicos. As crianças mascaram-se durante a noite de 31 de Outubro para 1 de Novembro e batendo de porta em porta pedem doce ou travessura.
Mas, como sou portuguesa, quero recordar-vos da nossa tradição: O Pão por Deus.
No dia 1 de Novembro, dia de todos os santos (que agora voltou a ser feriado), as crianças saem/ou saiam à rua em pequenos grupos para pedir o Pão por Deus. Antigamente, eram oferecidas bolachas, bolinhos, frutos secos ou por vezes até nos calhava uma moedita. Hoje, a tradição foi substituída pelo açúcar, ou seja, dão-se doces e de vez enquanto lá calham as tão "desejadas" moeditas. Pesquisei em alguns lugares para tentar perceber de onde vinha esta tradição do Pão por Deus, e a verdade é que as “lendas” variam consoante a zona do país. Diz-se por ai, que nas redondezas de Lisboa esta tradição teve inicio após o terramoto de 1755, altura em que muitos ficaram sem qualquer tipo de bens e viram-se obrigados a bater de porta em porta pedindo Pão por Deus.


Independentemente da sua origem, esta é a nossa tradição não a podemos deixar morrer.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sentir...

Covid 19. O tema do momento e o medo que nos inunda.  Confesso que comecei por tentar levar este assunto de forma leve, tentava não dar g...